segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O AMOR



Deus, nosso Senhor e Criador; e Jesus, nosso Senhor e Salvador, nos ensinaram o que é o amor. Quem de nós seria capaz de morrer ou de enviar o ser amado para a morte? Mas, o amor não é assim? Sem razão? Sem explicação?
Infelizmente, vivemos num mundo caído e degradado, que deturpou todos os presentes de Deus pra nós. O modelo de amor que deveríamos seguir é aquele que Deus e Jesus nos ensinaram: amar pode significar perder, doar, se doar. Deus deu o Seu Filho; o Filho de Deus decidiu morrer por amor de nós...

A descrição bela e perfeita do amor em 1Co 13, pode fazer gargalhar as pessoas no século XXI: estar preso por vontade própria? Paciência? Bondade? Entregar? Sofrer? Não sentir ciúmes, nem inveja, nem possessão? Não ser imprudente? Não gostar da infidelidade e nem da mentira? Na mais rica, poderosa e verdadeira tradução: “o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” 1Co 13.7.

Por que será que “tudo sofre” veio primeiro? Porque, já imaginou um segundo sequer que Deus, ao invés de exercer Seu infinito Amor pela Graça, decidisse exercer a Sua Justiça? Todos nós, acredito que com pequenas e raríssimas exceções (se houver!) estaríamos perdidos! A dor e o sofrimento fazem parte do pacote expresso chamado amor. Mas, não... o amor como aprendemos (??) nos mostra que não sofremos, não entregamos... esse amor é egoísta, presunçoso, insatisfeito, imprudente, invejoso: nada quer sofrer, nada quer esperar, absolutamente nada quer suportar... não acredita nele próprio! Inversamente proporcional ao que Deus nos ensina. Você já parou para pensar como as pessoas vêem o amor hoje? Uns pensam que não existe. Outros pensam que a vida é um filme ou novela, que obrigatoriamente vai ter um final feliz. Outros nem pensam sobre o amor, por achá-lo muito vago, coisa para sensíveis. Na realidade, o pecado turbou nossa visão do amor. Não nos deixa ver e sentir o verdadeiro amor.

Certa vez assisti um filme bastante real sobre o amor: um casal apaixonado, onde na velhice ela adquiriu Mal de Alzheimer e ficou sem reconhecer o marido. Já viu né?? Sofrimento, dor, etc. mas, ele permaneceu com ela até o fim. Amor. Não esperava (nem precisava) receber nada em troca. Apenas se doou... sofreu e amou até o fim.
Amar não implica receber algo em troca: nem amor, nem fidelidade, nem nada. Difícil aceitar? Duro de ouvir? O que você deu, dá ou dará a Deus para significar que O ama? E à pessoa que você diz amar?

Ana Claudia Guedes e:mail cg.dartes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário